Homens, saias e reflexão.

Diante dos ataques via redes sociais ao aluno do curso de Têxtil e Moda da Universidade de São Paulo,  Vitor Pereira, de 20 anos, que foi de saia à faculdade, no dia 16 de maio houve uma manifestação na USP e em outras universidades chamada “Saiaço”. Onde teve por objetivo discutir a igualdade de gêneros, formas de violência, preconceito e multiculturalismos.  Alguns dos alunos de outros cursos como direito foram à faculdade usando a peça  e algumas alunas também aderiram à causa utilizando acessórios masculinos em forma apoio e afirmaram que usar isso não interfere em nada na sua sexualidade.

homensdesaia_usp_g1_004

A professora Suzana Avelar, responsável pelas disciplinas de história da moda e sociologia da moda, explica que a saia sempre foi uma vestimenta masculina e que, até o Renascentismo, homens e mulheres vestiam as mesmas roupas. Ela questionou os motivos para isso incomodar tanto hoje em dia. “Gostaria que as pessoas pensassem a respeito disso”, afirmou.

A atitude de hostilidade contra o aluno é o resultado do atraso, hipocrisia e o preconceito de uma sociedade que aceita e incentiva “quadradinhos” de qualquer numeração e esquece que em outras países essa peça é culturalmente aceita e usada como traje típico. Podemos nos perguntar então por quê aceitamos mulheres de calça e não homens de saia?

 

Seguindo a proposta do Saiaço em São Paulo, nessa sexta feira (18/05) houve calourada na UFC (Universidade Federal do Ceará), estive lá observando as pessoas quando me deparei com dois homens usando saia, achei a atitude louvável, e o mais interessante, o tempo que estive lá não reparei hostilidade de ninguém, isso me deixou muito orgulhosa da atitude.

 

Fonte: (Recomendo essa leitura.)

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/05/calouro-da-usp-desafia-preconceito-e-veste-saia-para-ir-faculdade.html

Outro ótimo texto:

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,no-protesto-do-saiaco-alunos-de-direito-da-usp-vao-as-aulas-vestidos-de-saias,1032462,0.htm

Conheça outros comportamentos envolvendo o uso de peças femininas por homens:

http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/09/01/para-apoiar-filho-que-prefere-usar-vestidos-pai-na-alemanha-passa-a-usar-saias.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s