CICLOVIA TEM PAPEL SOCIAL POLÍTICO E DE PROTESTO

Em NY a secretária de Transportes Janette Sakid-Khan, que é formada em ciência política e em direito pela Universidade Columbia, vem mudando o cenário das vias  públicas da cidade, em 5 anos no cargo ela instalou cerca de 450 KM de ciclovias na metrópole que tem, diga-se de passagem, um dos trânsitos mais complexos do planeta (São Paulo tem 55 km de ciclovias e 67 km de ciclofaixas, que funcionam aos domingos), fechou vias importantes com a Times Square, espalhou mesas e cadeira e acesso exclusivo para pedestres e ciclistas, mesmo enfrentando protestos e processos judiciais contra a implantação das faixas, ela diz que a prioridade é melhorar o transporte público e de pedestres. Sobre os ônibus ela diz : “Eles precisam ser competitivos com o carro e o metrô.”

“As ciclovias reduziram em 40% o número de acidentes com ciclistas na cidade. Quando o ciclista precisa se aventurar no meio dos carros, sem proteção, ele é muito vulnerável, como acontece com os pedestres”.

“Antes, a política de transporte se resumia a aumentar a velocidade dos carros na cidade. Para mim, o mais importante de tudo é priorizar o pedestre, o ciclista e o transporte público”, disse para a revista SERAFINA

Sobre o sistema de compartilhamento de bicicletas do Rio e de São Paulo ela afirma: “Estamos chegando tarde, mas será um dos melhores do mundo, com 420 postos e 10 mil bicicletas”, promete.

A relação visual e de convivência que a bicicleta proporciona aos moradores de uma cidade grande, assim como o condicionamento físico e a não poluição do meio, são de grande importância em uma sociedade onde cada vez menos conversamos com nossos vizinhos e conhecemos pouco ou quase nada de nossas cidades, pois ficamos restritos ao tráfego do  transporte público ou das grandes artérias da cidade, nas ruas, as bicicletas nos dão a possibilidade de criar vínculos de convivência pacífica e de ajuda mútua, passando assim ideia do respeito pelo ser, e o meio onde vivemos, como também desconstrói o pensamento de massa onde o carro é sinônimo de bem estar.

 

 

 

Vídeo sobre ciclovias em NY: https://www.youtube.com/watch?v=QeR-pye1tX0

Fonte : Folha de São Paulo Veja a matéria completa AQUI

Anúncios

2 comentários sobre “CICLOVIA TEM PAPEL SOCIAL POLÍTICO E DE PROTESTO

    1. Exato T. Em NY eles saíram na frente, aqui em fortaleza não temos tantos corredores para bicicletas, são poucos, mas esse cenário está mudando, existem diversos grupos de ciclistas, e realmente é visto as vezes, como protesto contra o caos da cidade por alguns, já que a distância não permite usar a ‘bici’ como meio único de transporte, Já você não tem esse problema, aproveite,sinto falta disso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s