Galeria do rock em Fortaleza

Escadarias da Galeria do Rock


Piercing? Tatuagem?

Assim que entramos na Galeria Pedro Jorge essa essa “saudação” e estratégia de marketing nos oferece boas vindas.

Dos poucos espaços de moda alternativa em Fortaleza a Galeria do Rock ainda resiste firme e forte. Suas escadas, espaços vazios, e os elevadores onde a funcionalidade deixa a desejar figuram um cenário urbano interessante.

As paredes cheias de grafites com temas relacionados ao mundo obscuro do rock, street, um pouco de leveza com as cores do reggae e da cultura hippie mostram um pouco da clientela do comércio local. Percebi uma mudança na estrutura do prédio, um teto de metal que protege o ambiente do sol, mas que deixou o espaço mais quente. Uma mistura de muita gente de todas as idades e estilos. Frequentado por muitos estudantes, pais acompanhando filhos adolescentes e pessoas indo fazer tatuagens e piercings, (afirmo que para esse serviço há um zelo e higiene que foge à imagem underground que o ambiente transmite). As camisetas com estampa de bandas de rock ainda são o carro chefe do negócio. Sempre em destaque nas vitrines chamam atenção por passearem pelos vários estilos do rock, cinema, seriados, desenhos animados, modas passageiras como memes e cultura pop em geral. Também achamos nas lojas outros produtos como: roupas com estampas diferentes (muito xadrez), peças em couro, cintos, luvinhas de renda, suspensórios, agasalhos, peças Rap e Hip Hop, bolsas de vários modelos, acessórios variados como caveira, cerejas, oncinha, produtos para quem gosta de anime e cultura nipônica, calçados de vários modelos estilos e tamanhos.

Atualmente poucas lojas ainda vendem CDs e LPs, mas são bons achados e as que resistem parecem possuir o público mais maduro e fiel. A recomendação é ir e olhar com muita atenção tudo e todos, pois há produtos bem inusitados.

Há pouco tempo a Galeria vem investido em peças direcionadas ao público infantil como blusas com temática rock em tamanhos bem menores. Uma estratégia muito criativa oferecendo produtos “para toda família” eliminando um pouco esse preconceito que os frequentadores locais sofrem. Afinal, rockeiros também amam, constituem família e o melhor: consomem.

A Galeria do Rock já está estabelecida em Fortaleza, mas a concorrência está crescendo, e é fácil achar camelô vendendo as mesmas camisetas por um preço bem mais em conta. Ainda sim possui um potencial incrível de deixar de ser só um aglomerado de “lojinhas de rock” e virar um espaço econômico com o respaldo proporcional ao seu tempo no mercado. Ainda precisa de organização. O público se renova, há uma adequação ao mercado. Porém, de forma desordenada onde tornam algumas estratégias perigosas: introduzir um produto ou serviço vendáveis que o colaborador não conhece de forma satisfatória podendo levar o local a perder credibilidade ante ao seu publico fiel.

Vejo também a necessidade de adequar a postura de alguns vendedores aos clientes:  em casos onde adolescentes são acompanhados pelos pais é necessário avaliar alguns modos. Não falo dos colaboradores falarem de forma erudita com pais e com os filhos agir de forma totalmente diferente, mas sim devem  perceber quando há situação onde o acompanhantes ficam intimidados  com o local, e que para evitar a má impressão é necessária uma postura mais neutra. Afinal, nesses casos quem paga são os pais. A questão é manter o público.

Digo isto não só pelo atendimento da galeria, mas por muitos locais nos quais a postura dos vendedores e dos donos da loja deixa a desejar. É uma questão de marketing.

PS:
Tive a oportunidade de frequentar a Galeria do Rock como cliente e como funcionária (passei pouquíssimo tempo, mas realizei um sonho adolescente). Tive a sorte de ficar em uma loja onde a empresaria é bem centrada e possuí essa postura profissional sem perder aquele “ tenn spirit ” que faz da Galeria um espaço diferente.

Endereço:

Galeria Pedro Jorge – Fortaleza – Bairro: Centro ( entre as ruas: Senador Pompeu e General Sampaio)

 

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s